top of page

As principais preocupações ambientais

Atualizado: 2 de fev. de 2022

Nosso planeta tem passado por muitos problemas atualmente, pessoas vivendo em cidades grandes veem e sentem constantemente situações como a poluição do ar, enchentes e a drástica mudança do clima, e você sabia que tudo isso é causado pelo ser humano? Podemos chamar preocupações ambientais e você sabe quais são essas preocupações? E, porque precisamos nos atentar urgentemente a elas? Nesse post vou explicar a vocês quais são essas preocupações e o porquê de cada uma delas causar tantos desastres ambientais para o planeta terra, e claro trazer uma solução para cada uma.

Vamos lá!

Quais são as preocupações ou problemas ambientais?

As preocupações ambientais são perturbações causadas pelo meio natural do planeta, seja o derramamento de petróleo no oceano ou o desmatamento da Amazônia, trazendo assim características para o nosso meio sustentável, como sociedade menos saudáveis, menos saneamento e ar poluído.

Agora vamos citar algumas para as conhecer e evitá-las:


1. Desmatamento



O desmatamento é um problema enorme em nossa sociedade atualmente, temos visto nossas florestas sendo queimadas e toda nossa vegetação indo para os ares. Além de colaborar de forma negativa ao aquecimento global pelas emissões de gases de efeito estufa, ainda causa muito mal aos animais que vivem nessas regiões desmatadas, tirando assim nossa vegetação, nossos animais exóticos e nosso ar para respirar já que sem árvores que fazem o trabalho de reciclar o gás carbônico teremos um ar mais pesado. Já perdemos cerca de 10.476 km² da Amazônia legal desde agosto de 2020 até julho de 2021 e isso é 57% mais que a temporada passada.

As melhores soluções para isso é conservar as florestas que ainda temos, deixar de desmatar, não causar queima de fogos ou de qualquer material combustível próximo a florestas, ou áreas verdes, plantar árvores na sua região e conscientizar pessoas a fazer o mesmo!


2. Poluição do ar



A poluição do ar é uma das muitas preocupações ambientais, pois com ela vem muitos outros problemas já citados no tópico 1. Desmatamento, poluição causada principalmente por queima de carvão, petróleo, gás e lenha que liberam componentes químicos no ar como o monóxido de carbono (CO), dióxido de carbono (CO₂), clorofluorcarbonetos (CFCs) emitidos a partir de aparelhos de ar-condicionado, refrigeradores e spray aerossol, etc. Entre muitos outros componentes. A poluição do ar pode ser causada naturalmente ou antropogenicamente (pela humanidade) alguns exemplos de causas naturais a poluição do ar é o metano emitido no processo de digestão dos animais e atividades vulcânicas que liberam diversos componentes químicos e exemplos de causas antropogenéticas são as fábricas, veículos automotores, aerossóis, queimadas, etc.

Isso tudo causa um mal extremo a nós seres humanos, problemas como tosse seca, problemas respiratórios, dificuldade de respirar, desenvolvimento de câncer, danos ao sistema imunológico e muitos outros, devemos evitar isso, agindo a favor do nosso meio ambiente e vamos a algumas dicas para ajudar o meio ambiente e diminuir a poluição do ar:

  • Tente não usar o carro para se locomover

  • Consuma produtos locais, isso diminuirá as emissões de carbono no trasporte do seu produto

  • Escolha produtos de empresas com responsabilidade ambiental.

  • Busque reciclar seu lixo doméstico


3. Extinção de espécies



A extinção de animais hoje é muito comum, pois com as mudanças climática e com a urbanização os animais perdem seus ambientes de convivência, sendo assim, temos mais casos de extinção a cada ano, recentemente um animal conhecido pelo seu desenho animado entrou oficialmente em extinção o Pica-pau-bico-de-marfim, localizado nas regiões sul dos Estados Unidos e em Cuba, a ave tem sido procurada avidamente desde 1944 e isso só nos mostra que não é de agora que temos poluído e desmatado as plantações, até porque foi preciso fazer isso para se formar as grandes cidades, mas deixar nossos animais serem extintos trazem muitas consequências.

As principais consequências da extinção de espécies são a perda de biodiversidade, a redução do fundo genético global do planeta, a diminuição do número de recursos naturais e de variedade alimentar, a redução da capacidade de autorregulação dos ecossistemas e a aceleração da extinção de outras espécies, já que nenhuma vive isolada, fazendo parte de uma teia alimentar onde come e serve de alimento a outros animais (nível trófico seguinte), num permanente e intricado jogo de interações.

E para evitar que mais animais sejam extintos devemos preservar a natureza, o habitat dos animais, assim como evitar as devastações, queimadas, poluição dos ambientes, seja pelos sons que pode assustar os animais como também os gases poluentes. Então faça sua parte e ajude os animais.


4. A degradação do solo



Também um fator muito importante, pois do nosso solo provemos nossos alimentos, e quando degradamos ele o tornamos infértil sendo assim não podemos produzir nada mais nele, segundo a ONU cerca de 33% da terra encontrada no planeta se encontra infértil. A degradação do solo nada mais é do que a sua destruição e perda de nutrientes que pode ser causada pela acidificação, salinização e redução de matéria orgânica e permeabilidade.

Mas como todo problema temos boas soluções como o plantio correto que inclui, utilizar boas sementes, plantar na época correta e ter um bom sistema de irrigação, ter o manejo adequado, realizando a adubação e fazendo o diagnóstico da terra verificando quais nutrientes à terra necessita, o reflorestamento e adubação verde, que consiste em plantar arvores em locais que sofreram desmatamento e fazer o plantio de plantas que serão posteriormente incorporadas ao solo por meio da decomposição.

E assim fazendo nossa parte podemos cuidar do nosso solo, de forma correta e que não nos prejudique futuramente.


5. Superpopulação



Superpopulação significa a existência de um número de pessoas muito maior do que a capacidade de suprimentos contidos na natureza, desse modo, os recursos indispensáveis para a sobrevivência humana não seria suficiente. Assim a superpopulação de um País subdesenvolvido traz muitas consequências como: depleção de recursos naturais, assim teremos cada vez menos recursos vindos da natureza para sobreviver, aumento do consumo global, o consumismo em excesso produz mais lixo e isso polui cada vez mais nosso planeta, poluição da água, contaminação do solo e Ruído. São muitos os problemas e se fizermos uma linha do tempo ou até mesmo uma lista deles, um problema leva a vários sendo assim mais complicações para nosso planeta e para os seres humanos que nele convivem.

Vamos às soluções para essa preocupação ambiental:


Ações em nível individual

  • Tenha menos filhos e os tenha mais tarde! Um é bom, dois são suficientes

  • Considere a adoção!

  • Leia, eduque-se sobre as questões populacionais

Ações no nível da comunidade

  • Junte-se a grupos ambientais locais, incentivando-os a “ligar os pontos” entre a população e o meio ambiente e abordar os problemas populacionais

  • Escreva artigos de opinião para jornais locais, entre em contato com fontes da mídia local solicitando mais reportagens sobre questões populacionais.

Ações em nível nacional

Em países de alta fertilidade, os governos deveriam…

  • Financie generosamente programas de planejamento familiar

  • Torne a contracepção moderna legal, gratuita e disponível em qualquer lugar, mesmo em áreas remotas

Em países de baixa fertilidade, os governos deveriam…

  • Abrace em vez de lutar contra o envelhecimento e o encolhimento das sociedades

  • Reorganizar as pensões e outros sistemas socioeconômicos para acomodar o envelhecimento das sociedades

Em todos os países, os governos devem…

  • Capacitar as mulheres, garantindo direitos, tratamento e oportunidades iguais para ambos os sexos

  • Forneça informações e acesso a cuidados de saúde reprodutiva, incluindo todos os tipos de anticoncepcionais de baixo custo, seguros e eficazes

  • Faça a esterilização gratuita, para homens e mulheres, ou pelo menos coberta por todos os planos de saúde

Ações em nível global

  • Trabalhe para que o “acabar com o crescimento populacional” um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

  • Aumente a quantidade de ajuda externa destinada ao planejamento familiar

  • Mudar a atual distribuição da ajuda externa, dando mais apoio à saúde e educação, ao mesmo tempo que acaba com a ajuda militar internacional.

E você pode ler muito mais sobre superpopulação nesse site: https://www.funverde.org.br/blog/solucoes-para-a-superpopulacao-no-planeta/


Conclusão

Assim com tantas informações e soluções concluímos nosso post, nele compreendemos qual são as principais preocupações ambientais e citamos às cinco mais importantes e que mais nos atingem atualmente, como o Desmatamento, Poluição do ar, extinção de espécies, degradação do solo e a Superpopulação, e também falamos sobre soluções para essas preocupações para que não nos atinja com tanta preocupação e perigo no futuro.

Espero que tenha sido um texto de fácil compreensão, que te dê inspiração para cuidar do nosso planeta.

Nos vemos numa próxima, não se esqueça de deixar um comentário em nosso fórum!

Obrigada pela atenção!


7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2 Post
bottom of page