top of page

A importância da preservação do meio ambiente.

Atualizado: 3 de nov. de 2021


O meio ambiente é um reflexo da nossa saúde e da saúde do nosso planeta, você tem cuidado do nosso planeta? Você presta atenção em detalhes como a mudança do clima ou as drásticas mudanças do ar? Nesse post relataremos um pouco sobre como podemos preservar nosso meio ambiente, a diferença entre preservar e conservar e também como especial ao dia das crianças como podemos ensiná-las a cuidar do meio ambiente!

Então vamos nessa comigo?!


O que é a preservação do meio ambiente?

A preservação do meio ambiente são práticas e atividades cujo objetivo é proteger a natureza de danos causados pelo ser humano. Agora passamos por uma era consumista não só de bens materiais mas também de bens naturais como a água, o solo e suas plantações, etc. E com isso o ser humano causa danos irreversíveis causando um desequilíbrio ambiental.

É muito importante rezarmos pelo meio ambiente já que nele se reflete também nossa saúde e bem-estar e como usufruímos de seus bens devemos ser gratos e retribuir positivamente para ele poder efetuar o mesmo. Estamos vivos graças a todo esse mundo verde que conhecemos, sem ele não tem água, alimentos e nem hábitos de higiene. Cuidaremos mais do nosso planeta, mas antes precisamos entender, o que é conservação e preservação? Vamos lá!

Preservação X Conservação

Preservação

A perseveração aborda a proteção da natureza e aponta o ser humano como o principal causador do desequilíbrio ambiental. E a preservação promove ações para a manutenção das características próprias do meio ambiente, ou seja, termos atitude em que não necessitemos iniciar do absoluto zero e sim apenas alterar algumas ações como plantar mais árvores, não poluir os mares, etc. E deixar a natureza se reestruturar.

Conservação

Já a conservação também tem como conceito proteger a natureza, mas ao invés de termos ações para a própria natureza se reestruturar, apenas procuramos não destruir aquilo que já está sendo bem cuidado pela mãe natureza, como proteger nossas florestas, rios, animais, etc. Assim teremos como ação de não desmatar, desperdiçar e nem caçar assim estaremos conservando todos os nossos bens naturais.

O que podemos realizar para preservar o meio ambiente?

Com pequenas atitudes podemos realizar grandes mudanças e proteger nosso meio ambiente, não é fácil e necessita de tempo mais de pouco em pouco vamos realizando a diferença.

Primeiramente devemos respeitar as leis ambientais algumas delas são:

  • Novo Código Florestal brasileiro (Lei 12.651 — 2012) …

  • Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605 — 1998) …

  • Política Nacional do Meio Ambiente (Lei 6.938 — 1981) …

  • Lei de Fauna (Lei 5.197 — 1967) …

  • Política Nacional de Recursos Hídricos (Lei 9.433 — 1997)

Pode encontrar melhores informações nesse site: https://www.ibflorestas.org.br/conteudo/leis-ambientais

Contudo, existem pequenas ações que podemos começar a partir de agora como:


1. Não jogar lixo na rua.

Parece um pouco bobo mais o lixo nas ruas são os maiores causadores de enchentes e essas enchentes fazem com que muitas famílias percam seus bens materiais ou até mesmo suas casas e sem contar os malefícios que tem para a saúde do ser humano já que a água está contaminada com a água dos bueiros. Além das enchentes todo esse lixo acaba indo para rios e córregos que causa a morte de peixes e outros animais.

2. Separar o lixo

Uma tarefa que você pode começar agora mesmo, separar o lixo é uma tarefa bem fácil, e você pode encontrar pontos de reciclagens perto da sua casa, e a regra básica da separação de lixo é não misturar lixo reciclável com lixo orgânico.

Lixo reciclável é papel, vidro, metal e plástico, e para preservar o meio ambiente é ideal levar para um posto de reciclagem, pois senão seu trabalho pode ser em vão já que todo lixo comum vai para um aterro sanitário. Os lixos que contém vidro e metal merecem uma atenção especial, pois por serem materiais cortantes podem causar um acidente com as pessoas que trabalham com esses materiais.

Os lixos orgânicos também podem ser reaproveitados, pois existe um processo chamado compostagem nele esses resíduos orgânicos são transformados em adubo ou fertilizantes naturais. Segue um processo simples de compostagem para se realizar em casa:

Para montá-la, vá criando camadas e regando cada uma — tente evitar, ao máximo, encharcá-las, senão arriscar estragar a compostagem inteira. Comece depositando a serragem ou palha de grama. Após, regue a camada e elabore a próxima, dessa vez com o material orgânico, seguindo até acabar com os materiais.

Você pode saber mais nesse site: https://www.simperj.org.br/blog/2018/07/25/como-fazer-a-compostagem-em-5-simples-passos/


3. Economize água e não altere os cursos da água.

A economia de água é muito importante, pois ela nos mantém vivos, mais do que nossa alimentação, pois somos 70%, água e para manter isso temos que ter uma água limpa e pura. E sobre a alteração dos cursos d'água se trata de não mudar o fluxo da água seja de um rio ou de uma nascente, pois isso pode causar um dano ambiental, pois a plantação que estava ali se acostumou com uma certa corrente de água, quando isso muda a plantação pode morrer.


4. Use menos plástico

O plástico demora muitos anos para ser decomposto, exatamente 450 anos e a própria ONU (Organização das Nações Unidas) estima que até 2025 teremos mais plásticos nos oceanos do que peixes, isso é assustador! E o plástico é o responsável pela mortalidade de vários animais marinhos, inclusive temos nos envolvidos mais nesse assunto e descobrimos a história das tartarugas e os canudos plásticos. Devemos cuidar mais dos nossos mares.


5. Economize energia elétrica

Você sabia que energia também libera gás carbônico na atmosfera, principalmente aparelhos em stand by, pois bem aproveite as manhãs com a luz do sol para que não precise utilizar as luzes de casa ou se utilizar apague assim que sair do ambiente, e ligar seus aparelhos eletrônicos como TVs, máquina de lavar, etc. apenas quando estiver utilizando, você realizará um grande bem para o planeta.


6. Consumo consciente

Não seja consumista, pense bem antes de comprar algum novo objeto para sua casa, um celular novo, uma roupa ou tênis, pois quanto mais consumimos mais lixo produzimos e isso não faz bem para o meio ambiente, seja consciente!


Ensinaremos as crianças!

As crianças estão sempre em um processo de desenvolvimento ensinando-as como nosso meio ambiente e sua preservação é importante eles levaram para as próximas gerações por tanto a seguir veja algumas atitudes a serem tomadas para que as crianças se desenvolvam positivamente com o mundo:

  • Seja o exemplo do seu filho: lembre-se que as crianças aprendem muito mais com o que você faz, do que com o que você fala.

  • Ensine de onde vem a água e como é ruim para o planeta quando a desperdiçamos.

  • Mostre que toda comida que sobra acaba virando lixo, e conte que os aterros são áreas de grande contaminação. Assim, você resolve dois problemas com um ensinamento só: preserva o meio ambiente e incentiva a criança a comer tudo.

  • Crie momentos de desapego, para que a criança selecione roupas e brinquedos para doação. Você ensina a forma certa de descartar esses itens: realizando outra criança feliz.

  • Ensine sobre consumo. A criança não precisa (nem deve) ter tudo o que ela quiser, mas somente o que lhe é necessário.

Assim, nossas crianças crescem conscientes e cheias de conhecimento para ser passado adiante.


Conclusão

Aprendemos neste post tudo sobre preservação ambiental e como podemos nos conscientizar de tomarmos atitudes a respeito, cuidando do nosso meio ambiente pode ver lá na frente um futuro mais saudável, verde, com muitos animais e melhor ainda com um ar puro e limpo, espero que tudo isso ocorra em breve!

Espero que esse post tenha te dado vontade de agir agora e cuidar ainda mais do nosso planeta, se você gostou vá até nosso fórum e deixe seu comentário sobre a questão que deixamos lá, compartilhe com amigos e familiares e post nas redes sociais o que você tem realizado para ajudar o mundo com a hashtag #ACTNOW e #ECOLOGICALMIND.

Muito obrigada pela atenção.


18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2 Post
bottom of page